Parece até uma pintura, mas é pura astronomia: ao divulgar novas imagens realizadas pela sonda Juno, a NASA deu destaque ao momento em que uma tempestade foi registrada no hemisfério norte de Júpiter, levantando uma extensa camada de nuvens em tons de rosa.
Apesar de chegar à Terra em versão branco e preto, as imagens ganham cores graças ao trabalho dos cientistas, que reprocessam as informações técnicas obtidas pela sonda. De acordo com a NASA, a imagem da tempestade foi realizada no dia 7 de fevereiro, a uma distância de mais de 12 mil quilômetros do maior planeta do Sistema Solar
Desde que começou a orbitar o gigante gasoso, em julho de 2016, a sonda Juno foi responsável por revelar diferentes novidades. Uma das primeiras descobertas surgiram das imagens ovais que apareciam na superfície do planeta. Os pesquisadores descobriram que se tratavam de ciclones de 1,4 mil quilômetros de extensão — alguns com cerca de 100 quilômetros de altura.
Uma das principais missões de Juno é descobrir se o gigante gasoso tem um núcleo sólido, o que tem grandes implicações para o nosso entendimento sobre a vizinhança. Por ter sido o primeiro planeta criado no Sistema Solar, essa informação pode ajudar a determinar como sistemas espaciais são formados.
Texto: Galileu
Fonte: Nasa
Nenhum comentário:
Postar um comentário