A sonda Cassini está próxima de seu fim, mas não para de trabalhar. Depois de fazer fazer o último voo rasante na lua Titã, a nave presenteou os terráqueos com mais uma bela imagem. Foi o resultado do voo mais próximo do planeta feito até hoje.
Apesar de não estarem em alta definição, as fotos retratam momentos surpreendentes, como a formação de um furacão no polo norte de Saturno. A NASA prometeu tratar as imagens e disponibilizá-las em melhor qualidade em breve.
Esse foi o primeiro sobrevoo que a Cassini fez entre os famosos anéis e o planeta em si. Ainda estão previstos 21 expedições semelhantes para que então a sonda termine seu trabalho em grande estilo, “mergulhando” na atmosfera de Saturno, em setembro.
“Fico feliz em informar que a Cassini passou pelo espaço do modo como planejamos e saiu do outro lado em forma excelente”, afirmou o gerente do projeto da Nasa Earl Maize.
O projeto da Cassini já dura 13 anos e é uma parceria entre a NASA e a Agência Espacial Europeia ESA. Essa etapa do processo está sendo chamada de Grand Finale, já que depois disso o combustível da sonda acaba, como havia sido planejado.
Os principais objetivos do projeto são determinar a massa e a idade dos anéis de Saturno, que podem ser tão antigos quanto o planeta. É a primeira vez que essa região do Universo é explorada.
“Cassini, mais uma vez, abriu uma trilha, mostrando-nos novas maravilhas e demonstrando onde a nossa curiosidade pode nos levar se nos atrevemos", disse Jim Green, diretor da Divisão de Ciência Planetária da NASA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário